"- Pensei no que disse outro dia sobre o meu quadro. Passei metade da noite acordado. Até que me lembrei de algo e caí num sono profundo. E não pensei mais nisso. Sabe o que foi?
- Não.
- Você é só um miúdo. Não sabe do que está a falar. (...)
Se eu lhe perguntar sobre a arte, conseguirá resumir-me todos os livros que já leu sobre o tema. Miguel Angelo!? Você sabe muito sobre ele; a sua obra, as suas aspirações, as suas políticas, a sua relação com o Papa, as suas tendências sexuais, tudo. Mas não pode falar sobre o cheiro da capela Sistina. Nunca lá esteve, nem olhou para aquele tecto lindo. Nunca o viu.
Se eu lhe perguntar sobre mulheres, dar-me-á uma lista das suas favoritas. Até pode ter tido relações com algumas, mas não sabe o que é acordar ao lado de uma mulher e se sentir realmente feliz.
Você é um miúdo sofrido. Se lhe perguntar sobre a guerra, vai-me citar Shakespeare "Outra vez ao mar, amigos!". Mas você não conhece a guerra. Nunca teve a cabeça do seu melhor amigo no colo, vendo o seu último suspiro enquanto o seu olhar suplicava ajuda.
Se eu lhe perguntar sobre o amor, citará um soneto. Mas você nunca olhou uma mulher e se sentiu totalmente vulnerável. Alguém que o entendesse com um olhar, como se deus tivesse posto um anjo na terra, só para si, para salvá-lo do inferno. E, você, sem saber como ser o anjo dela, como amá-la, como apoiá-la, estando sempre com ela, em tudo, inclusivé no cancro. Não sabe o que é dormir sentado num hospital durante dois meses, segurando a mão dela, porque os médicos viam nos seus olhos que o "horário de visitas" não se aplicava a você. Não sabe nada sobre o que é uma perda de alguém, porque ela só ocorre quando quando você ama algo mais que a si próprio. Duvido que já tenha amado alguém assim.
Eu olho para você e não vejo um homem inteligente e confiante. Só um miúdo convencido e assustado. Mas você é um génio, e isso é inegável. Ninguém poderia compreender a sua complexidade. Você é orfão, não é? Acha que eu sei como sofreu, como se sente, quem você é, só porque li o Oliver Twist? Você se resume a isso? Pessoalmente estou nas tintas para isso, porque eu não posso aprender nada sobre você, não posso ler isso em nenhum livro. A menos que me fale sobre si, eu não saberei quem você é. mas não quer fazer isso, não é? Morre de medo do que poderia dizer."
Nenhum comentário:
Postar um comentário